“Nascido em 1910 no bairro de Vila Isabel, Rio de Janeiro, Noel de Medeiros Rosa viveu apenas por 26 anos. Esse curto período foi suficiente para que inscrevesse seu nome na história da cultura brasileira, que revolucionando a lírica de nossa canção. Em 259 composições, Noel evocou os personagens e o cotidiano da cidade sob um registro originalíssimo. Ao abdicar dos arroubos linguísticos que na época distinguiam a música popular, fez da simplicidade a marca de suas letras”

No ano passado parte do mundo da literatura e do cânone se deparou com um Nobel de literatura – prêmio máximo – dado a um músico por excelência; um absurdo para alguns, a mais bela homenagem a poesia musicada para outros. Em terras tupiniquins, Marcelo Moutinho e Henrique Rodrigues juntos com a Mórula Editorial, organizaram uma bela homenagem aos 80 anos do Poeta da Vila – Noel Rosa um dos maiores compositores de samba da cultura brasileira.

Conversas de Botequim – 20 contos inspirados em canções de Noel Rosa é uma ode a multiplicidade e a beleza da obra de Noel Rosa, cronista da vida cotidiana do Rio de Janeiro; o livro congrega 20 autores das mais variadas gerações e filiações literárias, com grandes mestres da canção e das letras como Nei Lopes e Aldir Blanc.

Onde ambos prestam uma homenagem oculta a João Máximo nas suas respectivas epígrafes, que junto com Carlos Didier foi biógrafo de Noel e fundamental autor para pensar a história do sambista e como ela se confunde com a história do Rio de Janeiro.

Os contos são os mais variados, com referências diretas as letras do compositor de Vila Isabel, outros são referências a sentimentos e a momentos das letras, alguns são referências claras aos títulos, até Noel se transforma em personagem em um deles.

A diversidade de transpor a poesia e a música para a forma do conto é retrato da própria diversidade dos autores e das histórias colocados nessa edição. Nas páginas desse livro os autores captam a obra de Noel Rosa em seus diversos caminhos e mantém o olhar de cronista do autor captando grandes temas do contemporâneo.

Os contos têm valor estético sozinhos, mas sem dúvida esse é um livro para ser ouvido, antes ou depois de ler cada conto vale a pena escutar a música, sem dúvida será uma outra experiência, que vai estabelecer conexões e novas descobertas sobre a obra de Noel.

Um comentário em “A homenagem ao Poeta da Vila

  1. Pingback: Marcelo Moutinho

Deixe um comentário